Blog

PMI: descubra qual a certificação certa para você

Data: 09 / 04 / 2018 Engenharia e Arquitetura

Diante de um mundo cada vez mais projetado e edificado, o mercado e sociedade priorizam profissionais com certificações que atestem a qualidade de seus projetos. As demandas são as mais diversas possíveis e, muito além da globalização, esta nova era da informação está selecionamento gestores de projetos com expertises para atuação de alta performance.

As certificações mais buscadas e exigidas pelos mais criteriosos mercados são as do Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute).

O PMI é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos em todo o mundo, auxiliando mais de 700.000 membros, profissionais com certificações e voluntários, aumentando o sucesso empresarial e alavancando carreiras.

O PMI oferece atualmente 8 tipos de certificações diferentes destinadas a seu público.

Confira a lista abaixo e descubra qual a certificação certa para você. 

 

1.      PMP – Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)®

Esta é a Certificação para gerentes de projeto reconhecida como a mais importante para a indústria. Reconhecida e exigida mundialmente, a certificação PMP® atesta a formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.

 

2.      CAPM – Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos®

Certificação projetada para profissionais com menos experiência no gerenciamento de projetos. A CAPM® atesta a compreensão do conhecimento, terminologia e processos fundamentais de um gerenciamento de projetos eficiente segundo o Guia PMBOK®

 

3.      PfMP® - Profissional de Gerenciamento de Portfolio do PMI®

A certificação reconhece o nível avançado de experiência e as habilidades de gerentes de portfólio. A PfMP® demonstra a comprovada capacidade no gerenciamento coordenado de um ou mais portfolios que visam a atingir os objetivos organizacionais.

 

4.      PMI-PBASM - Profissional em Análise de Negócios do PMI®

Esta certificação enfoca a habilidade de trabalhar efetivamente com as partes interessadas para definir os requisitos do negócio, moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso.

 

5.      PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas®

Atesta competência para supervisionar vários projetos inter-relacionados e seus respectivos recursos para atingir objetivos estratégicos de negócios.

 

6.      PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI®

Esta certificação reconhece a expertise e competência para desenvolver e manter cronogramas dos projetos, enquanto ainda possui habilidades e conhecimento em todas as áreas de gerenciamento de projetos.

 

7.      PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI®

Reconhece a expertise e competência para avaliar e identificar riscos, mitigar ameaças e aproveitar as oportunidades dos projetos, enquanto ainda possui habilidades e conhecimento em todas as áreas de gerenciamento de projetos.

 

8.      PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI®

Indicada para quem usa práticas ágeis em projetos, ou para organização que está adotando abordagens ágeis para gerenciamento de projetos. Por ser uma das certificações de maior importante do mundo, o PMI seleciona criteriosamente seu público através de provas, experiencias e outras exigências.

Uma delas é a carga-horária requerida para a aprovação da certificação. Diante disso, profissionais estão optando por cursos preparatórios para o PMI que ofereçam mais. É o caso do MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura, da PRAEVI | IPOG.

O MBA é baseado na certificação do “Project Management Institute” (PMI) e de maneira bastante prática e extensiva, desenvolve conceitos simplistas do PMI (PMBOK) para aplicações nas empresas, além de preparar para a certificação.

Para saber mais sobre a certificação do PMI e conhecer o MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura clique aqui.