Blog

Para ler onde quiser: 5 livros para contadores disponíveis na internet

Data: 06 / 08 / 2018 Engenharia e Arquitetura

A contabilidade é uma das atividades mais antigas da civilização e esteve atrelada às necessidades do comércio em seu surgimento na Antiguidade. As técnicas e as finalidades da contabilidade foram sendo aperfeiçoadas com o passar dos tempos, acompanhando a modernização das próprias relações humanas.

Com essas transformações, o homem antigo que era incumbido de contabilizar e proteger o patrimônio composto, geralmente, por rebanhos deu lugar ao profissional de contabilidade, um especialista que domina um conjunto de metodologias, técnicas e normas capazes de controlar e gerenciar o patrimônio de organizações.

Saiba mais:

Por que um gestor de finanças precisa de um MBA estratégico na área?

5 Mitos e Verdades sobre a Contabilidade Online

Os processos contábeis continuam em evolução. Hoje, a contabilidade online passou a ser um formato bastante difundido e de referência para profissionais e empresas. Diante dessa busca incessante pelo novo, o gestor contábil precisa encontrar formas alternativas de conhecimento e apropriação de conteúdos. E nada melhor do que materiais gratuitos, online e enriquecedores para isto.

Então, separamos 5 livros para contadores que estão disponíveis na internet e podem ser lidos onde e quando quiser. Confira!

 

1. Contabilidade Eleitoral: Da Teoria à Prática

Estamos nos aproximando de mais um período eleitoral e, diante de tantos escândalos envolvendo Caixa 2, a figura do contador passou a ter um peso ainda maior no processo da angariação de fundos, na campanha eleitoral e na prestação de contas dos candidatos e partidos.

Contabilidade Eleitoral: Da Teoria à Prática é uma publicação do Conselho Federal de Contabilidade, lançado em 2018, e traz temas como doações para campanha movimentação de recursos, fundo especial de financiamento de campanha, gastos eleitorais e muito mais.

Para acessar o livro online gratuitamente, basta clicar aqui.

 

2. Manual de Sobrevivência do Empreendedor no Mundo Pós-SPED

Escrito por Roberto Dias Duarte, um dos palestrantes mais requisitado sobre o assunto SPED, este manual lançado em 2011 continua sendo lido e pesquisado por profissionais de contabilidade em todo o Brasil. Entre as temáticas estão a visão empreendedora do mundo pós-SPED, tecnologia a serviço do empreendedorismo e contabilidade e gestão. Acesse o livro clicando aqui.
 

 

3. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

O manual, válido a partir do exercício de 2018, é aplicado à União, aos Estados, Distrito Federal e Municípios de todo o Brasil é uma produção é da Secretaria da Fazenda, através do Tesouro Nacional. Ele traz alterações no Relatório Resumido da Execução Orçamentária, a reformulação do Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominal. Confira aqui.
 

 

4. Negócios Legais Crescem Mais Rápido

Este livro trata de forma bastante simples os conceitos dos novos empreendimentos, comércio virtual, startups e vários outros. É ideal para o profissional de contabilidade que deseja atualização sobre as novas formas de comércio e empreendimentos na era digital. O livro Negócios legais crescem mais rápido, escrito por Ricardo Buckup, foi produzido pela Endeavor Brasil, em parceria com a BM&A TAX. Para conferir o livro na íntegra, clique aqui.


 

5. A Bíblia da Contabilidade

O livro detalha todos os conceitos básicos e avançados da contabilidade. É de grande relevância para profissionais contábeis e, principalmente, para pequenos e médios empresários. Este manual permite a consulta de forma prática, podendo sanar as dúvidas mais simples do dia a dia. A Bíblia da Contabilidade foi produzida pela Erpeflex e Syhus Contabilidade. Para acessar gratuitamente, clique aqui.

Quer saber mais novidades sobre o mundo contábil e saber como contadores estão se tornando verdadeiros gestores contábeis, confira clicando neste link.