Blog

Metodologia BIM será exigida pelo Governo Federal a partir de 2021

Data: 20 / 08 / 2018 Engenharia e Arquitetura

O Decreto nº 9.377, assinado em 17 de maio de 2018, pelo Presidente da República, estabelece prazo para que a metodologia BIM passe a ser exigida, a princípio, em contratação de empresas para realização de obras públicas.

Desde a assinatura do Decreto, que passou a valer no dia de sua publicação, foi instituída a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil (Estratégia BIM BR). Essa estratégia, formada por representantes de diversos Ministérios, objetiva promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no País.
 

Leia também:

Metodologia BIM e o Impacto nos resultados de quem aplica.

MASTER BIM: Curso prepara para o mercado cada vez mais exigente.
 

O BIM é uma metodologia que reúne todas as informações sobre uma determinada construção, de forma organizada e integrada que vai da edificação até o orçamento. Esta tecnologia permite acompanhar todo o ciclo da obra em modelos virtuais, minimizando erros comuns nos antigos de projeto em formato 2D.
 

Obras públicas só com a utilização do BIM

No Decreto nº 9.377, entende-se o BIM, ou Modelagem da Informação da Construção, como o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, de forma a servir a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção.

A partir disso, a Estratégia BIM BR passa a atuar para que programas, projetos e iniciativas dos órgãos e entidades que contratam e executam obras públicas, em concordância com as diretrizes da Estratégia BIM BR, passe a adotar o BIM como condição para a contratação de empresas da construção civil.

 

Governo espera divulgação e qualificação profissional em BIM

Visto como um dos maiores avanços da Construção Civil, a metologia BIM é tratada como meta estratégica pelo Governo Federal que pretende, até 2021, difundir o BIM e seus benefícios, criando condições favoráveis para o investimento público e privado. Além de coordenar a estruturação do setor público para a adoção do BIM e estimular a capacitação dos diversos profissionais em BIM.

 

Como se especializar na metodologia BIM?

Os profissionais graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e demais áreas da Construção Civil que desejam aprofundar e qualificar seus conhecimentos quanto a metodologia BIM para desenvolvimento e gestão de projetos contam com a Especialização Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto, do IPOG.

Um curso de referência com professores mestres e doutores com comprovada experiência de mercado; ampliação de atuação profissional; networking qualificado e módulos práticos imediatamente aplicáveis à atuação profissional.

Para conhecer mais sobre esta especialização, clique aqui.