Blog

Design de Interiores: 5 dicas de Marketing Pessoal para Arquitetos

Data: 02 / 01 / 2018 Engenharia e Arquitetura

Em todas as áreas, há diversos truques e técnicas de como se encaixar no mercado profissional. Mas o que é que define os profissionais de arquitetura? A diferença pode estar, muitas vezes, na atitude e no marketing pessoal adotado pelo profissional diante das oportunidades. Valorizar o próprio trabalho é essencial para que haja sucesso na carreira e também na vida pessoal.

Afinal, é admirável o trabalho duro que os arquitetos colocam em seus espaços projetados, pois é preciso um olhar sensível, capaz de transformar qualquer ambiente em um lugar fabuloso e funcional Â— tudo isso ao mesmo tempo. Profissionais de arquitetura têm percebido o mercado de design de interiores não mais como uma alternativa, mas sim como uma prioridade.

Logo, se você quer melhorar a sua presença no mercado, tornar sua opinião relevante, ou alcançar novos contatos a fim de difundir os seus conhecimentos na área, confira nossas dicas para tornar-se referência em arquitetura (a começar pelo seu interior).

 

1. Aprimore seus conhecimentos na área

Escrever sobre coisas que você sabe e com que se preocupa também faz parte do seu desenvolvimento profissional. Mostrar-se inteirado das novidades na área é fundamental para o seu marketing pessoal, pois há vários assuntos em que você pode interagir, mas há um em que você deve ser referência. Encontre o seu espaço, estude todos os dias e prepare-se para se tornar uma autoridade nos assuntos relacionados à área.

 

2. Pare de se preocupar com o que todo mundo diz

Crise? Não é a primeira nem a última que você passará. Claro que é importante se adaptar ao momento econômico e social do país e do mundo, mas não deixe de tomar decisões importantes apenas porque "não está fácil para ninguém". É bom ter uma opinião diferente dos outros e criar suas próprias oportunidades. Tanto o mercado quanto a sociedade precisam de pessoas assim: com atitude e personalidade. Os profissionais com opiniões verdadeiramente relevantes são muito mais interessantes que os simples profissionais.

 

3. Use o tempo a seu favor

Você nunca desenvolverá seu marketing pessoal sem que realmente dedique um bom tempo para isso. Criar redes sociais para postar suas referências criativas é rápido e fácil, mas criar conteúdo e pensamentos pertinentes leva tempo. Publicá-los no LinkedIn ou em blogs leva ainda mais tempo e energia, mostrando o seu compromisso com você e sua profissão. Assim, permita que uma parte do seu tempo seja dedicado ao desenvolvimento de conteúdo e publicações significantes, em vez de compartilhamentos de links ou imagens simples.

 

4. Elabore seus comentários

Sempre que possível, tenha uma opinião ou dê seu ponto de vista sobre os assuntos mais discutidos no momento. Compartilhar links sobre arquitetura é esperado, mas acrescentar um depoimento com suas experiências — ou somente sua opinião  Â— despertará o interesse dos leitores. É possível, inclusive, iniciar uma saudável discussão, ampliando aquele seu ponto de vista inicial. Sempre que possível, dê sua opinião ou mostre-se interessado no conteúdo discutido.

 

5. Seja honesto com você

Pode até parecer simples, mas praticar a honestidade é um exercício diário. Saber identificar seus pontos fracos e fortes é a chave para valorizar o que você tem de melhor e melhorar aquilo que você deixa a desejar. Logo, se você quer melhorar o seu marketing pessoal, é preciso ser honesto com você. E isso também significa encontrar o seu nicho, aderindo ao convívio com diferentes profissionais e compartilhando suas opiniões. Regularmente.

 Se você quer melhorar o seu marketing pessoal, você tem que criá-lo. Sim, VOCÊ.

Melhore o seu marketing pessoal e saiba que, para que isso aconteça, ganhar a confiança de seus colegas de profissão, clientes e até mesmo familiares leva tempo. Mas, acima de tudo, é preciso empenho seu.

Que tal alavancar sua carreira? Conheça nossa Pós-Graduação em Design de Interiores - Ambientação e Produção do Espaço.

design de interiores