Blog

Habite-se: conheça esse documento tão citado na novela das 21 h

Data: 07 / 06 / 2018 Engenharia e Arquitetura

Quem acompanha a novela das 21 h da Rede Globo de Televisão, Segundo Sol, deve ter percebido que um dos arcos da trama se desenvolve em torno de um documento chamado “Habite-se”.

Este fato motiva diversos personagens durante os capítulos, trazendo consequências diretas para o desenrolar da estória.

O Habite-se é um alvará emitido pelas prefeituras que asseguram a ocupacionalidade de determinado imóvel. Através deste documento, o poder público garante que o imóvel foi construído dentro dos padrões preestabelecidos pela legislação local.

Leia também:

Técnicas de Redação e Elaboração de Laudos para engenheiros e arquitetos.

Torre de Pisa: engenheiros desvendam segredos da construção secular

Incêndio e desabamento em São Paulo: qual o papel dos peritos?

Na trama, o dono de uma imobiliária tenta conseguir, de forma ilícita, o Habite-se junto a políticos de seu ciclo de amizades. Ele precisa desse documento para concluir as obras de um condomínio residencial e entregá-lo aos proprietários. Ocorre que, na novela, a obra do prédio parece ser superfaturada, não atendendo às exigências da Prefeitura.

O prédio também não atende o que preconiza as avaliações de engenharia e arquitetura. Isso fica bastante claro na trama que, consequentemente, provocará acidentes e desabamento da estrutura.
 

Papel do perito e auditor em condomínios residenciais.

Nas sequências exibidas entre os dias 6 e 7 de junho, a novela Segundo Sol mostrou o desabamento de parte do teto de um dos apartamentos. O acidente foi causado por um morador que, ao socar as paredes rachadas de um dos cômodos, teve o forro de gesso caindo sobre a cabeça.

Mesmo se tratando de uma obra de ficção, discussões vem sendo levantadas sobre as causas da liberação dos apartamentos para os moradores, visto que um laudo emitido por um perito em engenharia facilmente apontaria os perigos de morar em um lugar com a segurança comprometida.

No caso da televisão e na vida real, seria necessária a vistoria do perito em engenharia para assegurar a qualidade e garantir a ocupação dos apartamentos pelos moradores.

O perito e auditor em engenharia é o profissional que possui experiência, habilidade e conhecimento para emitir pareceres e laudos, contribuindo para que solucionar conflitos e prevenir desastres em obras.
 

Como se tornar um perito ou auditor em engenharia?

Quando o engenheiro ou arquiteto decide atuar como perito e auditor, ele pode trabalhar a serviço de órgãos públicos ou privados.

A área judicial também pode ser uma opção.

Atualmente existem concursos públicos que preparam o profissional para atuar como perito após aprovação no certame, assim como especializações que capacitam o engenheiro e o arquiteto para desenvolver essas funções judicial e extrajudicialmente.

Para saber mais sobre como atua um engenheiro e arquiteto na área de perícias e avaliações ou se tornar um desses profissionais, clique aqui.