Blog

Gestores de projetos podem mudar o mundo. Seja um deles!

Data: 09 / 08 / 2018 Engenharia e Arquitetura

Tudo o que está a nossa volta foi, algum dia, uma ideia projetada por de alguém. Seja uma grande ponte ligando duas cidades, seja este equipamento que você utiliza para ler este texto ou, até mesmo, a descoberta de uma vacina. Não é absurdo dizer que todas as coisas que conhecemos são frutos de projetos.

São os projetos elaborados e desenvolvidos pela humanidade que, garantem nossa sobrevivência e o ritmo que determina nossas vidas.

De acordo com o dicionário, projeto é “o desejo, a intenção de fazer ou realizar (algo) no futuro; plano”. Na verdade, um projeto é uma série de metas estabelecidas que precisam ser cumpridas para que a ideia inicial seja atendida.

Neste sentido, as empresas dos mais variados segmentos utilizam a realização de projetos para promoverem mudanças, buscarem soluções para problemas ou melhorarem algo que já existe.

No caso da construção civil, as empresas sempre são cobradas a entregarem projetos que, de alguma forma, viabilize a vida em sociedade e – sobretudo atualmente – não esqueçam da qualidade de vida nos grandes e pequenos núcleos urbanos.
 

Leia também:

Gestão de Projetos PMI: O que tem de diferente?

 

É por isso que o setor da construção civil prioriza a entrega dos projetos nas mãos de profissionais qualificados que, não conheça apenas das técnicas e metodologias dos processos, mas que tenham a consciência da importância social e empresarial a qual um projeto de engenharia e arquitetura representam.

Assim, as empresas da construção civil enxergam nos gestores de projetos certificados pelo PMI (Project Management Institute ou Instituto de Gerenciamento de Projetos) mais do que meros gestores de projetos.

O profissional certificado pelo PMI passou a ser considerado capaz de gerir, desenvolver e entregar resultados que fazem a diferença para a empresa e, consequentemente, para toda a sociedade.
 

Por que ter a Certificação PMI é importante?

O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI) é uma das maiores associações de profissionais de gerenciamento de projetos de todo o planeta, concentrando mais de 700.000 membros e profissionais certificados em todos os países.

Possuir a Certificação PMI faz do gestor de projetos um verdadeiro agente de mudanças. De acordo com o Project Management Institute, “eles estabelecem os objetivos de um projeto e usam usas habilidades e competência para inspirar um sentimento de propósito compartilhado dentro da equipe do projeto. Eles tiram proveito da adrenalina organizada de novos desafios e a responsabilidade de conduzir a resultados”.

Quem compartilha desta definição é o Pós-Doutor em engenharia civil, Flávio Sohler. Segundo ele, o diferencial do profissional certificado pelo PMI é notado desde a concepção da ideia até a entrega do resultado do projeto.
 

Saiba mais:

Flávio Sohler fala sobre o mercado para engenheiros e arquitetos gestores de projeto.
 

“Os profissionais que possuem a certificação do PMI (Project Management Institute são reconhecidos pelo mercado, pois foram aprovados em uma prova complexa, reconhecida internacionalmente. Isto significa que o profissional pode trabalhar como gerente de projetos certificado em vários países”, diz ele.
 

Como obter a Certificação PMI?

A demanda por mais infraestrutura, habitações, energia e outros fatores essenciais para o desenvolvimento estrutural e consciente da sociedade tem incentivado as empresas destes segmentos a investirem mais. Por outro lado, empresários se vêm receosos quanto aos riscos que correm.

Dessa problemática surgiu, então, a solução que está proporcionando a empresas e investidores minimizarem os riscos, controlar melhor os gastos e atrasos de seus projetos: os profissionais com a Certificação PMI.

“Atualmente, não só a experiência prática em projeto dos engenheiros e arquitetos é levada em conta no momento de uma contratação, mas também a certificação PMP é vista como um grande diferencial de qualidade”, completa Flávio Sohler.

Para obter a Certificação PMI, o profissional precisa ser submetido a uma complexa avaliação com questões de múltipla escolha que variam de acordo com certificação para o qual o profissional esteja fazendo o teste.
 

Leia também:

PMI: descubra qual a certificação certa para você.
 

Por ser um exame extremamente minucioso, a maioria dos profissionais de engenharia e arquitetura que pretendem prestá-lo optam por se preparem bem antes de marcar a avaliação. Desta forma, obtendo a Certificação PMI o gestor passa a integrar o seleto grupo de profissionais que, não apenas desejam a construção de um mundo melhor, mas realizam essas transformações através do seu trabalho e talento.

Para saber como se preparar para a Certificação PMI, basta clicar aqui.