Blog

Gestão Ineficaz: Conheça os principais problemas

Data: 25 / 01 / 2018 Gestão e Negócios

Quando uma empresa conta uma gestão ineficaz o desempenho fica abaixo das expectativas por conta dos efeitos prejudiciais que eles trazem sobre os funcionários. Geralmente, os gerentes ineficazes contam com três características principais em comum: a falta de visão, a má compreensão de finanças da empresa e habilidades limitadas de comunicação interpessoal.

Abaixo, explanamos todas elas para melhor entendimento:

 

Principais características de uma gestão ineficaz:

 

1 - Falta de visão

Esta característica prejudica as empresas inviabilizando a competição com os outros empreendimentos. Ainda assim, existem diversos exemplos de empresas com gerentes que não têm visão. É preciso ser visionário e estar apto às mudanças trazidas pelo futuro. Vamos para um exemplo, as japonesas e as coreanas se adaptaram as mudanças do mercado produzindo carros híbridos eficientes. Outras, no entanto, não foram capazes de fazer ao mesmo por falta de visão da liderança e acabaram ficando para trás.

 

 2 - Má compreensão de finanças

Esta característica também é muito prejudicial para a rentabilidade da empresa. É extremamente fundamental lidar com o fluxo de caixa. Vamos tirar como exemplo as empresas com atividades sazonais. Caso eles tenham uma gestão ineficaz, as receitas vão aumentar durante os períodos de pico e tornando impossível para a empresa operar com sucesso nas baixas temporadas.

 

3 - Habilidades limitadas de comunicação interpessoal

Gestores que não possuem habilidades para uma ótima comunicação são prejudiciais aos funcionários e a própria empresa, impactando negativamente aos resultados. Boa motivação e moral dependem, em parte das habilidades de comunicação do próprio gestor. Além disso, é importante manter relacionamentos de longo prazo com clientes e fornecedores.

Ao reconhecer que essas características estão presentes em gestores de suas empresas, os empreendimentos podem fazer as mudanças necessárias a fim de evitar o fracasso.

Um MBA que certamente te ajudará a realizar uma gestão de sucesso é o MBA Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching da PRAEVI | IPOG. Clique aqui e saiba mais sobre ele.