Blog

Por que engenheiros civis devem ter conhecimentos de gestão?

Data: 04 / 12 / 2017 Engenharia e Arquitetura

A indústria da construção civil, considerada o termômetro da economia brasileira, há pouco tempo sofreu arrefecimento após um período de muita demanda para as construtoras. O cenário atual de altas taxas de desemprego e crise econômica tornaram as empresas mais exigentes. Elas passaram a solicitar cada vez mais qualificações extras, como conhecimentos de gestão, aos candidatos.

Os engenheiros civis que desejam driblar o desemprego devem investir em especializações para obterem destaque entre os demais desta categoria. A melhor forma de se obter isso é investindo em cursos de pós-graduação e extensão, em especial aqueles com aplicabilidade em gestão. O porquê disso você encontra a seguir.

 

Quais as vantagens dos conhecimentos de gestão para engenheiros civis?

Independentemente da sua área de atuação, o engenheiro civil possui constante interação com processos, projetos e pessoas. Desta forma, uma das competências extras de grande valia a esse profissional é a gestão.

Por exemplo, o conhecimento em gestão de projetos. A literatura mais utilizada na área de gestão de projetos encontra-se no guia do PMBOK (Project Management Body of Knowledge), que discorre sobre as boas práticas que auxiliam o profissional desde a concepção até o encerramento do projeto. As boas práticas abordam diversas áreas do conhecimento, tais como:

  • Gestão do escopo:  atender as premissas, as restrições e os requisitos essenciais do projeto;
  • Gestão do tempo: elaborar e monitorar cronogramas detalhados de atividade, evitando atrasos no projeto;
  • Gestão do custo: gerir os gastos e manter o custo do empreendimento dentro dos limites preestabelecidos;
  • Gestão da qualidade: entrega final do projeto dentro dos limites aceitáveis de qualidade;
  • Gestão dos recursos humanos: gerir a mão de obra disponível;
  • Gestão da comunicação: comunicação eficiente e eficaz;
  • Gestão dos riscos: estabelecer condutas de atuação quando da ocorrência de eventos preestabelecidos capazes de colocar em xeque o sucesso do projeto;
  • Gestão da aquisição: aquisição eficiente dos recursos essenciais para a realização do projeto.

Engenheiros civis que possuem conhecimento em gestão são capazes de gerir projetos evitando problemas ainda muito comuns nos dias atuais:

  • Atrasos de cronograma: são consequências muitas vezes da falta de um cronograma ou de má gestão dos recursos humanos;
  • Estouro do orçamento: provenientes da má gestão do custo do empreendimento ou devido a aquisições mal elaboradas e irresponsáveis;
  • Necessidade de refazimentos: devido à ausência de plano de desenvolvimento da qualidade;
  • Insatisfação do cliente.

 

Onde obter conhecimentos de gestão?

Algumas faculdades de engenharia civil oferecem disciplinas optativas na área de gestão, mas a carga horária das disciplinas é ínfima, não sendo capaz de oferecer ao profissional quantidade satisfatória de conteúdo.

Entretanto, para se obter uma colocação de destaque no mercado, qualquer profissional de qualquer área deve investir em uma educação continuada para melhorar ou adquirir novas competências.

Deve portanto, procurar entidades de desenvolvimento profissional. Há profissionais de grande reputação, notadamente conhecidos pela crítica, que alegam ter estudado mais após o diploma de graduação do que durante o curso. Engenheiros civis que possuem conhecimentos de gestão conseguem atuar mais do que meros domadores de cálculos.

Isso lhes garante manter-se no mercado de trabalho, além de propiciar abertura de novas oportunidades de atuação como gerentes e consultores. São profissionais diferenciados porque conseguem, no desempenho natural da profissão, oferecer algo além daquilo que todos os engenheiros civis têm a oferecer.

Se você deseja também ser um engenheiro civil diferenciado, conheça o curso MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção preenchendo o formulário abaixo. Te responderemos o mais breve possível!