Pós-Graduação|MBA

MBA GESTÃO DA MANUTENÇÃO

Carga Horária: 480 horas/aula

Nos últimos anos, nos EUA, Europa e Japão a Função Manutenção passou a ter um destaque de fundamental importância, tornando-se uma atividade de caráter estratégico. Este fato vem se repetindo no mundo, em especial no Brasil. Comprovadamente verificou-se que os custos anuais de Manutenção, na maioria das empresas e instituições, estimadas por um período plurianual de 5 anos, superavam os investimentos médios anuais destas empresas e instituições no período. Apesar disso a atenção dedicada a Manutenção pelos ocupantes de cargos gerenciais, bem como técnicos, de níveis superiores das empresas, era incrivelmente desproporcional.

Este MBA encontra-se em sintonia com o programa da Associação Brasileira de Manutenção - ABRAMAN. A Função Manutenção tem uma importância vital e estratégica para garantir a produtividade da empresa e, portanto, torná-la competitiva. Através da garantia da Disponibilidade (Receita), Qualidade do Serviço e/ou Produto, e da redução dos custos de produção, a Função Manutenção deixa de ser uma atividade meramente operacional e passa a ser estratégica. Esta especialização contribui, de forma significativa em áreas de conhecimento: Pesquisa Operacional; Engenharia de Manutenção; Organizações e Métodos; Reengenharia de Processo (Organizacional); Probabilidade e Estatística; Direito Trabalhista; Engenharia de Sistemas; Engenharia de Equipamentos; Engenharia e Análise de Valor; Gestão do Ser Humano, etc.

OBJETIVOS
- Oferecer conhecimentos fundamentais e específicos, notadamente na gestão de processos, de pessoas e de resultados;
- Promover a melhoria do conhecimento, desenvolvimento de novas tecnologias metodológicas com ênfase em Engenharia de Manutenção e Gestão da Manutenção;
- Estudar o desenvolvimento de software: Sistemas de Informação para Gerenciamento da Manutenção.

PÚBLICO-ALVO
Empresa pública ou privada como Indústrias em Geral,  Empresas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Prefeituras, Manutenção de Condomínios e Elevadores, Shopping Centers, Hospitais, Parques, Construção Civil, Petrolíferas, Distribuidoras de gás, água e esgotos, Micro e pequenas Empresas, Informática, Infraero, Supermercados de alimentação, Material de construção, restaurantes,  Clubes, Comerciais, Oficinas de Concessionárias de automóveis, Industrias Químicas, Transporte Urbano, Interurbano e aéreo, Forças Armadas, Telefonia Móvel e Fixa, Empresas de Rádio e TV, Indústria de Alimentação, Construtoras, Secretarias de Educação, Escolas, entre outras instituições interessadas no MBA Gestão da Manutenção em Pernambuco.

FORMAÇÃO CURRICULAR
- Probabilidade e Estatística Aplicada à Manutenção;
- Sistemas Toyota de Produção – STP - LeanManufactory;
- Planejamento, Programação e Controle da Manutenção - PPCM;
- Técnicas Preditivas;
- Administração de Talentos Humanos;
- Manutenção Predial;
- Engenharia da Confiabilidade;
- Manutenção Baseada na Confiabilidade – MBC/RCM;
- Relações Trabalhistas;
- Engenharia e Análise de Custos;
- Sistema de informação para o Gerenciamento da Manutenção;
- Normas Regulamentadoras – NRs na Manutenção;
- Gestão de Contratos - Terceirização na Manutenção;
- Eficiência Energética e Manutenção;
- PAS 55 – Sistema de Gestão de Ativos – Requisitos e Diretrizes;
- Manutenção Produtiva Total – MPT/TPM;
- Gestão de Auditoria e Avaliação de Desempenho da Manutenção - Indicadores;
- Estratégia Competitiva para Manutenção;
- Gestão de Carreira e Marketing Pessoal;
- Metodologia do Trabalho Científico – EaD.

*As disciplinas não seguem obrigatoriamente essa ordem.
**Sujeito a alteração.