Blog

Como juntar dinheiro para minha Pós-Graduação?

Data: 03 / 07 / 2017 Geral

Poupar recursos não é um hábito muito comum entre os brasileiros. E quem diz isso não somos nós! Uma pesquisa do SPC Brasil, especializada em informações financeiras, revela de 64% da nossa população não sabe como juntar dinheiro.

Isso porque mais da metade desse percentual usa as finanças para outras destinações, como quitar dívidas e pagar impostos de início de ano, por exemplo.

E o reflexo disso também foi constatado pelo levantamento: 32% dos brasileiros terminam o mês pendurando alguma conta para o próximo mês.

Muito além da falta de recursos, esse resultado significa também a ausência de um planejamento financeiro. É o que acreditam especialistas na área da gestão de finanças pessoais. Para eles, tão importante quanto aumentar a renda é preciso organizá-la, para investir em pontos relevantes da sua vida (como uma especialização no Ensino Superior, por exemplo).

 

Três pilares que 'ensinam' a como juntar dinheiro:

  1. Organização das finanças: o primeiro passo para o planejamento financeiro é mapear os gastos que são empenhados. Não deixe de relacionar nada! Desde os gastos mais simples da rotina até os compromissos mais pesados. Isso não quer dizer que você terá que andar com um caderninho debaixo do braço. Há aplicativos que podem ajudar você nessa organização (abaixo falaremos um pouco deles).
     
  2. Observação da renda: é natural os gastos serem feitos com o padrão desejado de consumo, o que não é correto para quem quer ter êxito ao aprender a como juntar dinheiro. É preciso ter em mente o valor real do dinheiro que terá para administrar. Nesse ponto, há especialistas que defendem esse percentual de organização:
    • 50% do valor para gastos essenciais (alimentação, moradia, transporte, etc).
    • 35% do valor para consumo relacionado ao estilo de vida
    • 15% do valor para poupar (ou então quitar dívidas, se for o caso).
       
  3. Ter atitude: feito o cálculo acima é hora de arregaçar as mangas e cumprir o compromisso assumido com... você mesmo! Ter no horizonte o investimento de especialização no Ensino Superior significa destinar recursos para aquilo que fará multiplicar seu ganho, a partir de melhores oportunidades profissionais.

 

3 apps que ajudam na missão de como juntar dinheiro

Não basta só falta de vontade para seguir um planejamento financeiro rigoroso. Uma boa dose de disciplina e de ferramentas certas pode ser determinante para você cumprir seu objetivo. Selecionamos 3 soluções tecnológicas que podem 'dar uma boa mão' para a gestão financeira no dia-a-dia.

1. Finanças pessoais: esse aplicativo, disponível para Android, permite que você 'anote' em seu smartphone os gastos diários, no mesmo instante em que você põe a mão no bolso. No começo pode parecer difícil, mas uma vez incorporado o hábito, o controle ficará ainda mais facilitado. Detalhe: a visualização dessas informações se dará por gráficos, o que deixará sua compreensão sobre o cenário ainda melhor.

2. iContas: disponível para iOS, esse aplicativo ajuda você no agendamento das contas previstas e facilita a gestão dos valores de recebimento, mesmo com fontes de pagamento diferentes. É possível também manter o histórico de pagamentos realizados em períodos anteriores. Caso você tenha uma memória fraca, o app te ajuda a lembrar dos compromissos, enviando alertas nas datas de vencimentos. Que tal?

3. Guia Bolso: cada vez mais no gosto popular, essa solução tecnológica disponível para iOS e Android permite um controle bem firme das contas, relacionando as movimentações financeiras de suas contas bancárias diretamente no aplicativo. É possível também 'rastrear' se o nome do usuário está limpo na praça e como está o seu desempenho financeiro, na comparação com outros usuários (claro, mantendo o sigilo dessas informações).

Com o objetivo certo e as ferramentas ao alcance de sua mão, não será mais impossível descobrir como juntar dinheiro para ingressar naquela especialização que você tanto deseja! Não está satisfeito sabendo como juntar dinheiro para sua pós-graduação?

Baixe esse nosso eBook com dicas incríveis para alcançar sucesso profissional!