Blog

Coaching: técnicas que focam em solução é a nova sensação do mercado de trabalho

Data: 13 / 03 / 2018 Gestão e Negócios

Nos dias de hoje, vem sendo difundido na mídia, no mercado e no meio acadêmico o termo Coaching e com isto, as dúvidas de profissionais e curiosos sobre o tema acompanha este crescimento.

Na verdade, o Coaching é uma ciência que tem suas técnicas proveniente desde 1850, mas só por volta de 1950 é que passou a ser administrado como forma de gerenciar e desenvolver habilidades pessoais.

A metodologia do Coaching destina-se a atingir metas, realizando objetivos preestabelecidos para alcançá-las. Esta metodologia possui validação científica e é utilizada para que as pessoas tracem metas e entendam o caminho até elas.
 

Leia também:

Gestão por competência: a pessoa certa no lugar certo.

3 Técnicas de Coaching utilizadas na Gestão de Pessoas.
 

A carreira do Coach, profissional que desenvolve Coaching, é uma das que mais cresce no mercado.

A partir do momento em que as pessoas começam a entender o valor e necessidade da técnica de Coaching em suas vidas pessoais e profissionais, os especialistas em Coaching da área passaram a ser mais disputados.  
 

Será que a formação em Coaching serve para mim?

A formação em Coaching pretende desenvolver no profissional as técnicas a serem aplicadas para que este possa ser um facilitador de sonhos e metas, entendendo o ponto de partida e o ponto de chegada de cada objetivo, assim, conduzindo da melhor forma.

Para se tornar um Coach, é interessante que o profissional de nível superior tenha formação ou afinidade com as áreas de Recursos Humanos, Psicologia, Administração, Engenharias, entre outros.

O Coaching também é indicado para profissionais recém-formados nas mais diversas áreas do conhecimento. No entanto, é de extrema importância que o futuro Coach observe e conheça a instituição em que pretende cursar, visto que, por estar em grande ascensão, os cursos de Coaching acabam sendo oferecidos por diversas escolas que não comprovam sua eficácia em ministrar o curso.

Uma boa formação em Coaching se mostra fundamental para o sucesso da relação entre o profissional e seus clientes, a prova disto é que instituições renomadas internacionalmente como as universidades de Harvard, Wharton, Insead e Columbia possuem os cursos de Coaching em suas grades curriculares.
 

Quais são as vantagens de uma formação em Coaching

O profissional formado e preparado para atuar com o Coaching poderá desfrutar das diversas oportunidades que a demanda da sociedade vem requerendo. Assim, o Coach estará apto a promover o desempenho de pessoas e empresas, potencializando competências variadas e possibilitando destaque dos mesmos neste mercado competitivo e desafiador.

Trabalhar com Coaching proporcionará, entre outras vantagens, comodidade, crescimento profissional e flexibilidade de atuação.

Assim, o profissional formado poderá atuar com foco no planejamento e melhorando resultados. Se você deseja saber mais sobre como aplicar as técnicas de Coaching na Gestão de Pessoasclique aqui e confira.