Blog

A importância em montar um plano B para sua carreira em engenharia

Data: 18 / 07 / 2018 Engenharia e Arquitetura

A dificuldade em imaginar o futuro não é um luxo das crianças, ao perguntarem o que querem ser quando crescer. Muitos profissionais, por exemplo, não sabem o rumo de sua carreira para os próximos anos.

Às vezes, isso se deve à abrangência de oportunidades e, em outras, por escassez. Ou mesmo pela incógnita que se desenha no seu mercado de trabalho. Por isso, é fundamental contar com um plano B em sua carreira em engenharia.

E, neste post, vamos explicar não apenas a relevância de esboçar uma alternativa profissional, mas como fazer isso. Confira!
 

A importância do plano B na carreira em engenharia

De acordo com levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae, 40% dos brasileiros são empreendedores. O que destaca um elemento curioso: que, por algum motivo, os profissionais estão abandonando a estabilidade de suas carreiras para investir no negócio próprio.

Isso não exclui a possibilidade de você respirar novos ares profissionais futuramente. Então, é importante contar com um planejamento antecipado, visando alternativas para se preparar da melhor maneira possível com tais mudanças.
 

Como identificar novas oportunidades profissionais

Uma boa maneira de iniciar o plano alternativo é por meio de um check-list, composto pelas questões:
 

  • Quais são as suas competências e habilidades? Mesmo que não estejam diretamente relacionadas à engenharia, assinale-as;
  • Você faz o que gosta, atualmente, ou se deixa mover apenas pela remuneração?
  • Como você pode aliar as suas preferências com as atividades que gosta?
  • Existe um mercado de trabalho a ser explorado com a sua ideia?
     

Se você ainda não tiver as respostas muito bem definidas, que tal fazer um brainstorming? Converse com seus superiores, amigos e familiares. Quem sabe eles não repararam em algo que você ainda não se deu conta?
 

Considere empreender na sua carreira em engenharia

A engenharia, em si, é um oceano de oportunidades por conta de suas diversas especializações. Por isso, uma solução é manter a capacitação profissional em constante desenvolvimento.

Assim, você tem um contato maior com diferentes setores e campos de atuação, além de ampliar o networking no processo. Quanto mais profissionais você conhecer, mais detalhado será o seu planejamento.

E, como complemento, é fundamental estar em contato com essa área de atuação. Visite palestras e outros eventos, e faça uma pós-graduação ou MBA. Invista em seu futuro, antecipando tendências que, hoje, ainda podem ser embrionárias.
 

Monte um plano B com segurança

É importante mencionar que essa transição não será feita da noite para o dia. Trata-se de uma alternativa para você empreender mais em si, e não em um ato imprudente.

Isso significa que é de alta relevância estabelecer metas claras, ter planos de ação, pesquisas e a certeza do que você quer para transformar a sua carreira em engenharia. Assim, você pode recorrer a essa opção, caso seja o momento oportuno, ou deixá-la em modo de espera, enquanto você realiza o planejamento.

Agora, que tal dar uma conferida em como a Execução de Fundações pode ser uma forma de se especializar e mudar sua carreira? Confira!