Blog

Auditoria Ambiental: Utilize-a como uma ferramenta de gestão

Data: 06 / 02 / 2018 Meio Ambiente

Atualmente, a auditoria ambiental é considerada uma das ferramentas da gestão ambiental de mais destaque. Ela é um tipo de fiscalização que ajuda a identificar se determinada empresa está cumprindo corretamente com a legislação ambiental, em vários casos.

Diversas organizações estão ajustando  suas atividades a fim de atender aos requisitos das legislações ambientais visando a alta valorização de empresas que seguem um modelo de gestão sustentável.

Leia também:

Lei de Crimes Ambientais: entenda do que se trata.

Dessa forma, elas assumem uma postura mais ecologicamente correta e diminuem o prejuízo que suas atividades causam à natureza. A auditoria ambiental pode ser usada como uma ferramenta que beneficie os negócios, tanto do ponto de vista financeiro como atraindo mais clientes, fidelizando-os, e conferindo maior credibilidade à empresa.

Confira a seguir como isso acontece.

 

Atraia clientes e beneficie o seu negócio

Atualmente, os consumidores passaram a ter um comportamento mais exigente, responsável e preocupado com o meio ambiente e sua preservação. Então, eles passaram a dar mais valor aos produtos ecologicamente corretos e sustentáveis. Quando bem utilizadas, as auditorias ambientais serviram como uma ferramenta aliada à gestão ambiental, ajudando no processo de produção das empresas preocupadas com a responsabilidade socioambiental.

 

Benefícios de um Sistema de Gestão Ambiental

Dentre os benefícios de adotar um sistema de gestão ambiental na sua empresa, podemos destacar:

  • Conformidade jurídica, evitando penalidades, problemas com indenizações e processos, paralisações de atividades e mudanças de local.
  • Empresas que adotam por um modelo sustentável de operação são mais reconhecidas pelo mercado e pelos consumidores.
  • Atendendo às práticas ambientais, sua empresa cumpre aos rigorosos padrões internacionais garantindo maior competitividade.
  • Diminuindo os desperdícios com matéria-prima sua empresa reduz gastos.
  • Diminuição de riscos ambientais e despesas decorrentes de tais riscos.
  • Cumprindo as normas, como a ISO 14001, sua empresa poderá ter uma melhora garantindo até 100% de eficácia na sua gestão.

 

Comprometimento com questões ambientais

Diante dos fatos, as empresas devem  cada vez mais incorporar o componente ambiental em seus cenários ao tomar decisões. Elas também devem manter-se responsáveis quanto às questões ambientais.

A auditoria ambiental gera maior conscientização ambiental nos funcionários, melhorando o atendimento às comunidades em que a empresa está inserida, reafirmando o comprometimento com a sustentabilidade e a submissão às leis ambientais.

Elas tornaram-se necessárias a partir dos avanços tecnológicos para garantir que os recursos naturais não se acabem a partir desta evolução, prevenindo assim a ocorrência de grandes impactos ambientais. Essas auditorias também podem ser considerada como um instrumento de verificação dos processos das empresas em relação à parte ambiental, possibilitando uma forma de comprovar a eficiência das corporações em preservar o meio ambiente.

Nela ainda podemos identificar riscos e problemas de infração pelo descumprimento das normas padronizadas, mostrando tanto os pontos fortes quanto os  pontos fracos das operações.

É importante para a sua empresa a candidatura para obter uma certificação ambiental. Sendo assim, estude e conheça mais a fundo sobre as exigências e os benefícios desta ferramenta antes de implantar um sistema de gerenciamento ambiental em sua empresa. Após o processo de auditoria, divulgue ao seu público-alvo o resultado, confirmando seu comprometimento com as questões ambientais.

As auditorias ambientais podem agregar muita coisa positiva para sua empresa.

Com o MBA Perícia, Auditoria & Gestão Ambiental você irá desenvolver competências e habilidades para o desempenho profissional de governança, auditoria e/ou perícia, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos ambientais.