Blog

5 projetos luminotécnicos (maravilhosos) para se inspirar.

Data: 04 / 05 / 2018 Engenharia e Arquitetura

A luz como espetáculo. Este é o objetivo dos engenheiros, arquitetos e designers responsáveis por projetos que priorizam a intervenção da luz de forma artística. Por todo o planeta, e em várias ocasiões, projetos luminotécnicos especiais são desenvolvidos para marcar uma data ou celebrar momentos.

Leia também:

Curso de Arquitetura e Lighting em Recife? Clique aqui.

Projeto Luminotécnico: Espaços Esportivos e Exteriores. Clique e saiba mais.
 

O projeto luminotécnico, que é elaborado a partir de uma análise funcional do ambiente, serve para trazer conforto e eficiente em áreas residenciais como em grandes monumentos turísticos ao redor do planeta.

Isto mostra a versatilidade que a luz pode ter diante do projeto, seguindo o talento e objetivo de seu idealizador.

Confira abaixo 5 locais que utilizaram um projeto luminotécnico como intervenção artística e inspire-se.
 

ARENA DA AMAZÔNIA - BRASIL

O projeto luminotécnico desenvolvido para a Arena da Amazônia, apresentada durante a Copa do Mundo, no Brasil, em 2014. Seu conceito de luz é voltado às áreas funcionais da arena, além de proporcionar efeito geral de luz.

Para isso foram usadas lâmpadas fluorescentes tubulares e fluorescentes compactas. O objetivo foi trazer uma luz geral e brilhante, assim, os camarotes e áreas VIP da arena receberam luminárias no forro de forma embutida, com lâmpadas de vapor metálico.
 

MUSEU DO LOUVRE - FRANÇA

Uma inovação tecnológica e mais ecológica foi apresentada ao mundo em 2011 pelo Museu do Louvre, em Paris.

Considerado um dos mais importantes do planeta, o local renovou sua iluminação exterior, com um projeto luminotécnico mais eficiente, deixando as antigas lâmpadas de alta potência de xenônio no passado.

Com a nova iluminação, que passou a ser composta por 3.200 pontos de LED, uma economia de 73% ao ano foi gerada. O Louvre conseguiu reduzir o consumo de 392.000W para 105.000W.

Saiba mais:

Master em Arquitetura e Lighting: curso com foco no mercado de trabalho forma profissionais em Recife.

Faça o Master em Arquitetura e Lighting e destaque-se no mercado.

 

TOWER BRIDGE - INGLATERRA

A famosa ponte inaugura em 1894, foi restaurada em 2012 para a ocasião das Olimpíadas de Londres e a celebração do Jubileu da Rainha. Como parte da restauração, o novo projeto luminotécnico foi desenvolvido.

A nova iluminação fez parte de um projeto global e exigiu planejamento detalhado para preservar as características originais da ponte.

O novo sistema de iluminação fez parte de um projeto global e por envolver um monumento tombado, exigiu um planejamento detalhado para garantir que a estética da ponte não fosse alterada, mas apenas reforçada.

Assim, foram usados mais de 2 km do sistema LED Tetra Contour para iluminação arquitetural, além de projetores em LED de 90W, juntamente com outras lâmpadas e luminárias. A iluminação do entorno da Tower Bridge também foi substituída por um sistema mais eficiente.

 

PLANETÁRIO DE BUENOS AIRES - ARGENTINA

O anel de Saturno, que rodeia a cúpula do Planetário de Buenos Aires, passou a contar com 50 metros de telas de LED em seu novo projeto luminotécnico.

As telas exibem, além de cores, novidades e temáticas relacionadas aos eventos realizados pelo planetário. Com a reforma e a implantação do novo projeto, 350 novas luzes foram instaladas.
 

REVEILLÓN DE DUBAI - EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Os Emirados Árabes Unidos surpreenderam o mundo durante o espetáculo para celebrar a chegada do ano 2018. Ao contrario da queima de fogos tradicionais na maior parte do planeta, os árabes ousaram na tecnologia e apresentaram o Light Up 2018. Um espetáculo de luz que foi transmitido para mais de 2,5 bilhões de pessoas. Para realizar o ousado projeto, foram instaladas mais de 118,44 toneladas de luzes, feixes de luz e acessórios, além de quase 30 km de cabos.

O Light Up 2018 foi realizado no edifício Burj Khalifa e entrou para o Guinness World Records, o livro dos recordes, como maior espetáculo de luz e som em um único prédio.

Para saber mais sobre projetos luminotécnicos e se especializar na área, clique aqui e saiba mais.