Blog

4 passos para reduzir o valor de uma obra

Data: 28 / 03 / 2018 Engenharia e Arquitetura

Na hora de iniciar uma obra, diferente do que muitos pensam, o processo  começa bem antes do que a abertura do primeiro saco de cimento. Planejar a execução da obra e o processo da escolha dos materiais são algumas das etapas que não podem ser negligenciadas. Por isso, profissionais da construção civil precisam de versatilidade e visão sistêmica da obra para identificar estratégicas capazes de reduzir o valor da edificação, sem perder a qualidade e o prazo de entrega. Confira abaixo 4 passos para reduzir o valor de uma obra.

Leia também:

Preocupado com os requisitos de qualidade e desempenho das edificações?  

Curso forma peritos e auditores ambientais em Pernambuco

 

1.      Evitar desperdício de matéria-prima e insumos.

Se existe uma forma perder tempo e dinheiro é errando na escolha dos materiais utilizados na obra. Seja no tipo ou na quantidade, quem deseja reduzir o valor de uma obra precisa estar ciente da importância da escolha correta dos itens a serem utilizados. Implementar um sistema que seja capaz de controlar essa quantidade dos materiais utilizados e, posteriormente, seu despejo pode gerar uma economia de até 30% nos custos relativos a resíduos e entulhos.  

 

2.      Utilizar novas tecnologias.

Esta é uma tendência mundial. Cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e os impactos sofridos pela ação do homem, as construtoras passaram a adotar tecnologias verdes que preservam a natureza e ajuda a reduzir o valor da obra.

O uso de energia solar, produtos ecológicos, telhado verde ou jardim vertical são exemplos das tecnologias sustentáveis aplicadas na construção civil. Segundo especialistas, a economia pode variar entre 10% a 15% no valor total da obra.  

 

3.      Definir bem o projeto.

Promover alterações no projeto depois que a obra está em andamento é algo que deve ser evitado ao máximo. Interferir naquilo que foi planejado e pré-estabelecido no plano inicial da obra acarreta em aumento de custo e tempo da construção. Por isso, definir bem o projeto, inclusive com seu planejamento financeiro, antes do início da execução é um passo importante para reduzir o valor de uma obra.

O profissional responsável por um projeto de edificação deve ter a plena ciência da execução e controle, tanto no gerenciamento de escopo, quanto em questões relativas ao tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, suprimentos e integração.  

 

4.      Buscar profissionais qualificados.

Um dos grandes desafios encontrados em canteiros de obras de todo o Brasil é a questão da mão-de-obra. As empresas do setor estão convencidas de que é preciso qualificação para que profissionais possam atuar em suas edificações.

Desde o ajudante de pedreiro ao gestor responsável, a mão-de-obra qualificada é algo que pode parecer oneroso à princípio, mas especialistas garantem que não investir em qualificação resulta em gastos superiores no futuro. Ou seja, profissionais qualificados ajuda a reduzir o valor de uma obra.

Para saber mais sobre as melhores práticas de gerenciamento de obras, requisitos de qualidade e desempenho das edificações, clique aqui.